

Passadores - são os responsáveis pela condução da linha. Podem ser confeccionados com porcelana ou outros materiais, nos quais se incluem até as ligas de titânio.
Blank - também chamado de "cânula", a maneira como é confeccionada é que determina a ação da vara: lenta, média, média rápida, rápida e extra rápida. O blank também é responsável pelo poder da vara, ou seja, a quantidade de esforço que ela suporta, por exemplo: 8 a 14 Libras (3,7 Kg a 6,4 Kg).
Winding check - este anel de borracha ou metal tem duas funções: a primeira é suavizar o afunilamento do "foregrip" em direção ao blank, melhorando a aerodinâmica do conjunto e a segunda, dar um melhor acabamennto à vara.
Fore grip - a parte da frente do cabo, que pode ser fixa, servindo como apoio no trabalho da vara ou rosqueável, onde exerce também a função de fixar o molinete ou a carretilha.
Reelseat - é o fixador do molinete ou da carretilha, e tem vários formatos. Pode ser independente do "foregrip" ou rosqueável como descrito acima.
Rear grip - chamado pela maioria de "cabo", na verdade é apenas um de seus componentes, uma vez que o cabo é composto pelo foregrip, reel seat, pelo próprio reargrip e pelo butcap, que veremos a seguir.
But cap - esta pecinha, geralmente confeccionada em E.V.A, apesar de discreta tem grande importância em uma vara de pesca, além de ser um outro ítem importante no acabamento do cabo. É o butcap que evita o choque direto do blank com o chão quando colocamos nossas varas "de pé", o que poderia causar trincas que aumentariam cada vez mais, é ele também que veda o cabo e o blank para que estes não acumulem nenhum tipo de sujeira como: umidade, areia, limo, maresia, barro, etc.